A fotografia digital domina, atualmente, o mercado amador e caminha, a passos largos, para ocupar uma posição verdadeiramente alternativa no campo profissional. É essencial que se possa tirar partido de todas as potencialidades apresentadas pelas câmaras digitais e do facto de as fotografias geradas serem facilmente e imediatamente editáveis. Este workshop de fotografia, orientado para a arqueologia, permite aos participantes iniciarem-se neste novo mundo de possibilidades técnicas e criativas, a partir do seu equipamento e de fotografias por si realizadas.

Objetivos

  • Conhecer o potencial dos equipamentos e materiais que envolvem a fotografia: máquinas, objetivas, acessórios (comandos, tripés, filtros, flashes, etc.), observação crítica do assunto a ser fotografado, realce das qualidades do objeto, iluminação, enquadramento, composição, destaque, através de técnicas fotográficas, do que está à vista (monumentos, objetos, pinturas).
  • Compreender e manusear o diafragma, o obturador, a objetiva, a exposição, o/aenquadramento/composição, a sensibilidade ISO, o balanço de brancos (temperatura de cor), o foco e a profundidade de campo, a distância focal.
  • Adquirir algumas noções acerca de Iluminação (exterior e interior), tempo de exposição prolongado, fotomontagem (mosaico), mesa de luz com fundo infinito, tenda de sombra, luz artificial, pulverização e humidade para diferenciação de tonalidades.
  • Efectuar o tratamento digital da fotografia, através da utilização do Adobe Photoshop ou Adobe Lightroom.

A parte de manhã, dedicada à teoria e edição de fotografia, terá lugar na Escola Secundária de Arouca, num laboratório de fotografia, que nos permitirá a utilização de algum material fotográfico, tal como mesas de luz, computadores, etc..

Na parte de tarde, teremos uma saída de campo, onde poderemos aplicar os conhecimentos adquiridos na parte de manhã, com a exploração da zona interior e exterior do Mosteiro de Arouca.

Embora não seja obrigatório, aconselhamos todos os participantes a levarem o seu próprio equipamento fotográfico (máquina e respetivos acessórios). Também há a possibilidade de levarem o seu próprio computador para a edição de fotografias.

A inscrição para esta atividade é gratuita, contudo, é obrigatória.