No passado sábado, 18 de Abril, o ARQ 4 ALL comemorou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios através de um Workshop de Fotografia Aplicada à Arqueologia.

Um workshop inovador, com grande adesão pelo público jovem, articulou duas áreas de relação intrínseca, criando novas dinâmicas e interesse por parte do público, motivando-o a participar, seja pela fotografia, ou pela arqueologia.

Este dia comemorativo iniciou-se pelas 10 horas na Escola Secundária de Arouca, com uma introdução teórica abordando alguns conceitos que estão na base da fotografia, seguindo-se a prática com materiais arqueológicos e etnográficos.

Eram já perto das 13 horas quando se fez a pausa para almoço, iniciando-se a segunda parte do workshop pelas 14 horas, e da melhor forma possível: Uma demonstração da canção que o órgão de tubos do mosteiro de Santa Maria de Arouca entoa por todo o convento! Agradecemos por isso ao professor Nicolas Rogers pela experiência e conhecimento que nos passou, mostrando de perto o órgão, desde uma simples nota de Fá, ao fole que faz com que esta saia em perfeita melodia.

Dirigimo-nos em seguida ao Claustro e à Sala do Capítulo, onde fizemos algumas experiências com luz artificial em baixos-relevos, tendo, por fim, regressado à escola secundária para trabalhar a edição de imagem das fotografias que captamos por todo o workshop.

Todos satisfeitos com os resultados, passavam já das 18 horas quando se encerrou a atividade.