Projetos

ARQ 4 ALL - Arouca

O ARQ 4 ALL, no território Arouca Geopark, é um projeto sem fins lucrativos, apoiado pela associação Geoparque Arouca, Câmara Municipal de Arouca, Centro de Arqueologia de Arouca e ainda pelo Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra.

Inicia-se com dois workshops: um de fotografia aplicada à arqueologia e outro de arqueologia experimental. O primeiro pretende dar a conhecer algumas técnicas de captação e edição de imagem, enquanto o segundo tem como objetivo de demonstrar as técnicas utilizadas na produção de cerâmica durante a pré-história recente.

Seguem-se duas saídas de campo interpretadas por arqueólogos, biólogos e geólogos, que vão tecendo comentários e explicações científicas sobre alguns aspetos naturais e culturais do território, que, por vezes, impressionam até os mais desinteressados.

Por fim, será promovida uma Jornada com uma visita interpretada, da parte da manhã. De tarde, haverá um ciclo de palestras a debater o tema “Arqueologia como contributo para o desenvolvimento”.

Este projeto pretende ser um ponto de partida para uma reflexão e alteração de ideias, pensamentos e políticas erradas, relacionando as mais diversas vertentes do património com a arqueologia. Porque… a arqueologia é para todos!

Atividades

18
Abril
2015
9
Maio
2015
23
Maio
2015
6
Junho
2015

Nesta saída de campo, no dia 6 de Junho, entre Chave e Escariz, é caso para dizer que “todos os caminhos vão dar a Roma”. (Esta expressão deriva da im... Ler mais

16
Outubro
2015